Site Inactive
1
Server Status
Calendário
Raides/Eventos
Dica: Raides/Eventos
1

Últimas PostagensLast Forum Post RSS Feed
TopicPostedReplies
 1709days ago2 Replies
 1757days ago3 Replies
 1787days ago2 Replies
 1788days ago4 Replies
 1788days ago12 Replies

Post new topic   Reply to topic    RP no WoW Forum Index -> Off Topic
View previous topic :: View next topic  
Hikz

Send private message
Reply with quote

re: [OFF] Novatos, PoV, mimimi e Novelas

1

Eu não estava presente nos eventos, mas posso dar minha opinião por experiencias "vividas" no jogo e por experiencia em RPG.

No caso dos novatos, precisa-se ter bastante paciência e dedicação para se por a ajuda-los. Muitos não fazem ideia do que estão fazendo e de como funciona um RP, cabe a nós mais experientes lhes ajudar com isso.

Eu tenho boa vontade e paciência pra ajudar, algumas vezes até abrindo mão um pouco (Não totalmente) da lore do meu próprio personagem pra facilitar a incorporação de algum novato na brincadeira. Ja fui "professor direto" de dois jogadores e estou sendo de uma terceira pessoa, mas não adianta também se o novato simplesmente não se esforçar um pouco pra "fazer direito". Tem que vir das duas partes a vontade de fazer um RP legal.

Sou paciente e ajudo, mas até eu tenho meus limites. Se percebo que o cara não se esforça nem o minimo pra tentar, eu simplesmente passo ignorar e continuar meu RP.

No segundo caso, tem que se levar em consideração que alguns jogadores não fazem a menor ideia do que são as classes, muitos só estão acostumados com o mata-mata do jogo e acham que toda classe é assim. Obviamente a pessoa referida não fazia a menor ideia do que é um paladino, e na cabeça dela paladino é só uma maquina de matar que brilha.

Cabe a nós ajudar com nossa experiencia e conhecimento, mas se a pessoa não se esforça nem o minino, é ignorar e continuar seu prorpio RP.

No terceiro caso, eu ja vi essa paladina Andromeda participando de RPs casuais conosco antes (A não ser que seja uma incrível coincidência de ter o mesmo nome, mesma classe e mesma raça da pessoa que acredito ser), provavelmente estavam jogando com algo que inventaram naquele exato momento, por isso não fazia sentido por não ter sido melhor elaborado, e por falta de experiencia e criatividade pra criar algo bom instantaneamente, acabou ficando essa coisa bizarra que vcs contaram.

Eu ainda acho que é o mesmo caso das anteriores: Tentamos ajudar com nossa experiencia, mas se a pessoa não esta disposta a se esforçar nem um pouco pra aprender algo, é ignorar.

Itomon

Send private message
Reply with quote

0

Eu ri bastante do relato acima. Mas, realmente vale dissertar sobre tudo.

Novatos:

Para lidar com eles é preciso vontade de ajudar e abraçar a responsabilidade: você vai tentar ensinar, ele vai tentar aprender, ou não... e pode dar muita confusão e trabalho! Nem tudo são flores. Porém, vale a pena tentar: se as vontades se encontram e a colaboração nascer, o resultado será lindo.

Em um evento misto/aberto, um jogador veterano deve sempre promover a INTERAÇÃO, por mais bobinha que seja, e mesmo que você abdique um pouco de seus próprios interesses: lore, transmog, godmodding, ação, aventura, drama... nada disso deve ser mais importante do que a INTERAÇÃO. RP se trata de interagir, nada além disso.

Todo jogo tem regras (por definição), e o RP é um jogo (RPG), não tenha receio de estabelecer regras, mas evite favorecimentos. Se um novato está participando e não faz ideia do que está fazendo, tente trazer regras mais claras e simples em que todos os participantes possam falar a mesma língua (gincanas, como "ache o Gorwal" podem ajudar!)

E por último, não se exalte. Só faça se for de boa vontade, se o novato estiver enchendo muito o saco, seja honesto (se possível, gentilmente honesto) e siga adiante. Ninguém vai morrer se você deixar de ajudar um novato... E o novato não precisa depender só de você para aprender sobre RP.

Point of View:

chamo isso de "coerência no RP" e nada mais é que o resultado da grande regra do RP no WoW: o CONSENTIMENTO. Seja qual for a regra de um grupo RP, ela só é válida em um acordo comum entre seus participantes, implícita ou explicitamente, que sustentará as interações do grupo na prática do RP.

Para isso, é importante trabalhar bastante, em IC e em OOC. Um jogador de "RP Denso" vai fundo nas pesquisas e elabora um personagem capaz de se encaixar na maioria dos casos; a falta de um servidor RP dificulta bastante esse trabalho. Na dúvida, nunca deixe de ser franco e claro, converse em OOC com todos se preciso e entre num acordo de forma solidária e colaborativa. O resultado será lindo!

Novela:

chamo isso de "estrelismo" e acontece com todos (inclusive comigo). O melhor jogador RP não é aquele que sabe contar a melhor história, e sim aquele que sabe OUVIR a melhor história. Muitos jogadores (como eu) caem na tentação de se tornarem grandes contadores de história, ou de apresentar um personagem muito legal para os colegas. NÃO.

O foco do RP é (ou deveria ser) a interação entre os participantes, e ninguém está preocupado se você é o novo George R. R. Martin de Azeroth, ou se você tem o transmog mais lindo, ou se você manja tudo do WoW. Não alimente seu ego! Busque RPs onde você possa realmente INTERAGIR e COLABORAR e ouvir/ler com bons olhos a história que está sendo contada colaborativamente. Se você quiser contar mais do que ouvir, escrever mais do que ler, saia do WoW e vá escrever um livro ou gravar uma vídeo-aula.

As novelas de RP nascem quando dois ou mais jogadores de "estrelismo" se encontram de forma sinérgica. Isso pode ser LEGAL, mas tem grandes chances de ser UMA GRANDE FURADA - especialmente se sua cena está deixando alguém de fora.

P.S.

Porém, no caso da Novela da DK Draeneia Andromeda, o meu problema naquele RP foi uma narrativa extremamente confusa, eu me perdi totalmente, as cenas estavam desconexas e os diálogos mal se conversavam. Infelizmente, demorei demais para recorrer ao OOC e tentar esclarecer (e mesmo assim nao resolveu muito). Eu tentei, em IC, explicar as limitações do Gorwal com relação à mulheres magia, mas acho que não tive sucesso :(

Nesse caso eu confesso que foi falha também minha, e lamento por isso.

Guild Master

Send private message
Reply with quote

1

Achei melhor deixar este tópico como Off, mas quero discutir nele formas de abordar melhor alguns assuntos sobre fatos ocorridos no RP do dia 28/09, na aliança, no grupo de foi da Floresta para Cristarubra.

Bom, seria bom a participação de quem esteve presente e quem não esteve sinta-se a vontate para ajudar no que for possivel.

Primeiro, Novatos. Quem participou desse RP notou que tinhamos um novato entre nós (assim como em outras vezes), fiquei feliz por fazer mais alguem se interessar por essa modalidade de jogo, mas o problema maior que tenho é "como ajudar pessoas que não querem seguir regras".

Acho muito interessante como o Ito se dispõe a ajudar os novatos, "perde" um tempo ensinando-os o básico, mas no final parece que nem estavam prestando atenção, como o próprio novato disse "Sou muito impulsivo, preciso de alguem me controlando, eu vou sair correndo e matar todos os mobs", fora que a confusão entre ON e OFF.

Da minha parte, eu tentei ajuda-lo sempre que ele deslizava e mandava mensagem pelo canal /i ou /w pra tentar corrigi-lo, funcionava, por 2 segundos, por fim deixei ele aproveitar o jogo da forma dele e me concentrei mais no meu.

Segundo, Point of View. Algo que inusitado nesse fim de semana foi ver um paladino roubando, achei estranho isso, mas como eu disse no jogo, ele deve ter um BOM motivo para isso, afinal não sei a história dele e deixei passar.

Um pouco depois presenciei o mesmo paladino jurar vingança contra outro ser, dizendo que deveria a todo custo matar um gigante, pois o mesmo havia lhe jogado um pedra. Está duas coisas que acredito fugir completamente do perfil de um paladino vingança e matar por motivo pifio.

Como me comportei? Infelizmente quebrei uma regra importante para isso, coloquei conhecimento do jogador no personagem, por sorte tinha um gancho na minha história que permitiu fazer isso. E dialoguei com o outro jogador, por RP, que o que ele estava fazendo era errado para "um paladino, um guerreiro honrado". Afinal, se tinha um motivo para tal comportamento, o paladino acabaria me contanto IC ou OOC. Mas assim como no caso do novato, não adiantou muito e novamente fui diminuindo a ajuda até ele ter um paladino-ladrão-vingativo-mercenário e eu ficar mais concentrado no meu jogo.

Terceito, Novela. E novela do fim de semana lol. Bom, vamos lá, estava eu com minha guerreira elfa noturna fazendo amizade com uma cavaleira da morte - mas pera, não faz sentido um elfo ser amigo de um dk, você está agindo como o paladino. Não, não estou, quem conhece mais afundo minha guerreira sabe o motivo dele ter se aproximado dela.

Bom, voltando, a elfa fez amizade com a dk. Gorwal, sendo ele mesmo, interagiu conosco, afinal ele tem problemas com mulheres  magia vil (o que acho bem legal) e tentou alertar a elfa do perigo, a elfa se defendeu e os três seguiram com suas interpretações, até ai tudo bem, tudo certo.

Depois de mais interpretações a elfa chega no recinto onde a dk estava sendo ameaçada por ser um dk, normal, ninguem na lore gosta deles mesmo e estavam certos nisso. Até que *plim* surgem duas criaturas imortais. Em dado momento da discussão a dk diz "meros mortais" e o worgen (pessoa random) não aceita ser chamado de mortal pois ele é imortal. A elfa indagou-o sobre ser imortal e o worgen afirmou que era, assim como o elfo (pessoa random 2) que andava com ele. A elfa achou estranho e questionou a imortalidade do elfo também, que a afirmou que todos os elfos são, a elfa discordou e foi ignorada.

Pronto, a novela estava feita e indo para o climax, pois a dk ,que estava tendo uma boa interpretação, se mostrou ser filha do Lich Rei, nascida das cinzas dele. Pra não ficar de fora a elfa fez drama por perder a amiga, mas depois disso a história TODA se perdeu.

A DK se matou (ninguem sabe o motivo), o elfo imortal a ressucitou, mas sem memória. Bom, pensei que poderiamos retomar o RP normal a partir desse ponto, tentando fazer ela recuperar a memória, mas estava enganado, a novela virou apenas o RP centrado entre o worgen imortal e dk desmemoriada.

Ficou tão confuso que até o Gorwal foi colocado no meio da história sem pé nem cabeça, sem nem fazer nada (aparentemente os dois protagonistas decidiram que o Gorwal chamou o LK pra matar a moça que era amiga de infancia do worgen imortal, que nem sabia o nome dela, isso porque ela nasceu das cinzas do LK) e assim perdemos o controle do RP, da diversãoTEMPO.

Se alguem quiser falar o que faria nesses casos ou o que fez nesses casos ou mostrar seu ponto de vista, eu agradeço.

Godinho#1624
Posts from:   
Post new topic   Reply to topic    RP no WoW Forum Index -> Off Topic All times are GMT - 6 Hours
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum