Site Inactive
1
 

Comportamento e RP

O RP é uma atividade colaborativa - uma atividade exclusivamente de grupo. Por isso, refletir sobre o comportamento (seu e o das pessoas) é essencial para ter sucesso no RP.

A regra de ouro do RP de modo geral é o consentimento. Sem o consentimento, o RP é impossível - pelo menos, não da forma mais interessante e divertida: aquela em que todos saem ganhando, mesmo se alguém perde.

A Regra do Consentimento

O consentimento prega o seguinte: só é válido se você deixar. Mas esse direito é de todos no grupo: ninguém é obrigado a jogar um RP que não deseja; ninguém tem o direito de forçar seu RP sobre os outros. Ninguém manda em ninguém, todos são colaboradores.

Isso também reforça a ideia de que é mais importante pensar nos outros do que em si mesmo durante o RP. Um jogador de RP egoísta, que se coloque acima dos outros, vai encontrar dificuldades em receber o consentimento dos outros. Em geral, um RP egoísta está fadado a ser um RP solitário.

Livre para ir e vir (e logar e deslogar)

Durante seu tempo de jogo, você compartilha o espaço virtual com milhares de outros jogadores. Eles têm tanto direito quanto você, e também deveres - porém, cedo ou tarde você terá que lidar com as diferenças.

Apesar de compartilhado, o espaço virtual é infinito. Ninguém deveria disputar por espaços virtuais, e no RP não é diferente: se seu RP não obteve consentimento, não force seu RP sobre os outros! Siga adiante com sua ideia até encontrar aqueles que concordem, sem incomodar os que discordam. Assim, você respeita o espaço dos outros sem ter que deixar de fazer o que gosta!

Em outros momentos, um jogador zombeteiro pode "invadir" seu RP para lhe incomodar. Talvez você queira conversar com ele para pedir licença, mas um pedido educado nem sempre terá efeito. Seja firme, sem ser rude! A última coisa que você deve fazer nesse caso é desrespeitar o zombeteiro de alguma forma, ou você acabará contribuindo para uma comunidade ainda mais tóxica. Utilize as ferramentas adequadas (/ignorar e reportar jogador) e não permita que sua diversão seja afetada por eles.

O espaço virtual não deve ser disputado, mas é necessário reconhecer que ele não é só seu e que você pode, e deve, dividí-lo com os outros. Não seja egoísta, promova o respeito!

A melhor forma de exigir respeito é demonstrando-o

Esta máxima é importante para quem pratica o RP no WoW e em outros jogos interativos. Evite sempre perder a calma, e nunca se deixe sentir ofendido de forma leviana. Lembre-se que o objetivo maior do jogo é o divertimento, e tanto você quanto todos os outros (aliados e inimigos) estão buscando a mesma coisa. Certamente, com consciência e educação, poderemos compartilhar esse universo ilimitado e fantástico que o World of Warcraft nos proporciona!

 
 
Quem está online
    Enquete
    Divulgue o RPnoWoW
    1