Site Inactive
1
 

FAQ

Perguntas frequentes sobre RP no WoW

O que é “interpretar”?

Interpretar (v.t.): 1) Explicar o que é obscuro: interpretar um sonho.
2) Dar a uma coisa esta ou aquela significação: interpretar uma lei.
3) Ajuizar bem ou mal da intenção de: interpretar mal as palavras de alguém.
4) Desempenhar um papel numa peça; executar um trecho musical
fonte: http://www.dicio.com.br/interpretar/

Veja que a ação de interpretar vai além de “desempenhar um papel" (4). Não basta dar ao personagem esta ou aquela significação do imaginário (2), ou explicar o obscuro do universo de fantasia do WoW (1), ou ajuizar as intenções de si e dos outros personagens dos jogadores que interagem com você durante o "faz de conta" (3). É tudo isso junto, de forma dinâmica, dentro do grupo.

É possível jogar RP sozinho?

É possível associar o “RP” ao “interpretar” (vide acima) que o jogador faz normalmente ao jogar o jogo sozinho. Isso também é interpretar o jogo, mas vamos tratar aqui questões de RP em grupo, já que o que você faz sozinho é direito seu e você é livre para se divertir da maneira que achar mais adequada. 

Como se joga RP?

É bem simples e também complexo. Simples, porque o WoW já é um MMORPG e, conforme dito acima, você “faz RP” desde que começou a jogar. O que torna o RP complexo é a diverisade de maneiras de praticá-lo e concretizá-lo quando se interage com os outros jogadores. Tratando-se de uma atividade de grupo, respeito é fundamental. Com base nisso, procure outros jogadores RP e interaja com eles, elaborando elementos e detalhes que possam embarcar seu grupo em um mundo ainda mais imersivo. Para isso, o “lore” do jogo vai ajudar lhe bastante! 

O que é “lore”? 

“Lore” (n.): 1. Fatos, tradições ou crenças acumuladas sobre um assunto em particular.
2. Conhecimento adquirido por meio de educação ou experiência.
3. Conteúdo arcaico
 aprendido ou ensinado.
Fonte: http://www.thefreedictionary.com/lore (tradução livre)

A palavra inglesa lore deu origem à palavra “Folclore” (Folk = povo, povoado), e este é um bom paralelo para compreender o significado de “lore”. O “lore” do WoW seria o “folclore do WoW”, que nada mais é que o conjunto de tradições, crenças e fatos históricos que compõem o saber e conhecimento dos personagens do WoW sobre seu mundo. Esse “folclore do WoW” pode ser aprendido e ensinado durante a própria prática de jogo, e é importante para embasar seu RP, tornando-o parte do “saber comum a todos” e viabilizando a imersão do jogo de forma consistente para milhares de jogadores que compartilham este MMORPG. 

Preciso saber muito da história (lore) do WoW para fazer RP?

Não, mas ajuda bastante. Tratando-se de um "mundo fantástico compartilhado", você precisa considerar o que a maioria está vendo de uma mesma forma, e evitar as incoerências. O que todo mundo vê e pensa igual, será a verdade do jogo.

Por exemplo, Nos servidores brasileiros, vemos "Ventobravo" como a cidade da Aliança. Mas, se você joga em inglês, ela se chamará "Stormwind". Qual é a "verdadeira"? Aquela em que a maioria acredita. ("Orgrimmar" não sofre desse dilema...)

Se você estiver em um grupo onde a maioria joga em inglês, o recomendado é assumir que o nome "Stormwind" é o verdadeiro, e ignorar a existência de "Ventobravo". Quanto maior o seu compromisso com o que o jogo já oferece, menores são as chances de contradições como essa surgirem. 

Preciso criar um novo personagem para fazer RP?

Não. Você pode atuar com qualquer personagem que esteja, e você elabora quantos elementos julgar necessário para viabilizar essa atuação. Quando os personagens estão no mesmo nível, fica mais divertido enfrentar os desafios do jogo no grupo RP. Contudo, dependendo da atividade RP, da boa vontade dos envolvidos e da imaginação aplicada, o RP é possível na maioria das situações e grupos.

Preciso de uma Guilda RP para jogar RP?

Não, mas o grupo é essencial. Se você não tem grupo fixo para jogar RP, você precisará de auxílio para identificar outros jogadores desta modalidade. Como não temos servidores dedicados ao RP no Brasil, participar de uma Guilda RP é a melhor maneira de encontrar e manter contato com companheiros para a atividade.

Se deseja encontrar uma Guilda que possa lhe integrar nessa prática de jogo chamada RP, além de conferir o fórum RP no WoW na parte de Recrutamento de Guildas, dê uma olhada neste tópico fixo de anúncios de Guildas RP no fórum oficial do WoW: http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/6631903524

 
 
Quem está online
None
 
Enquete
Divulgue o RPnoWoW
1