Site Inactive
1
 

Guia Básico de RP

adaptado de: http://browiki.org/wiki/RolePlay

Roleplaying

Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que o jogador assume o papel de um personagem e cria a narrativa em colaboração com os outros jogadores.

O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado em acordo comum dos participantes, dentro do qual os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam o rumo da história e a direção que o jogo irá tomar.

World of Warcraft é um MMORPG, isso significa que além de você poder interpretar seu personagem, você terá de interagir com outros personagens online.

Como Jogar

Infelizmente, RP não se joga sozinho. É necessário um grupo de pessoas para jogar. Um RP pode ser desde uma dupla de amigos jogando conversa fora sentados na praça da catedral de Ventobravo até um batalhão de heróis se unindo para desvendar e impedir o Culto dos Xamãs Sombrios em Orgrimmar.

O importante é: Quando se joga RP (sigla de Roleplay), você interpreta o seu personagem, dando-o vida como se ele fosse uma pessoa real vivendo no mundo do jogo.
 
Toda a ação, normalmente, se desenvolve em texto e com o uso de comandos (/curvar, /e). Há casos onde um dos jogadores assume o papel de "narrador" ou "mestre de jogo" (ver mais abaixo) que pode conduzir e resolver situações mais elaboradas através da mecânica do jogo - por exemplo, se o grupo está em uma missão para caçar Orcs, o mestre pode determinar que eles devem matar 30 Orcs, e depois recompensá-los com algum tesouro em caso de sucesso. Isso sempre será feito com o consentimento de todos no grupo, e existem guildas especializadas nesse modo de jogo.

A maior parte se baseia no texto ou fala fornecida pelos participantes e, principalmente, pela imaginação. Sendo assim, algumas convenções são utilizadas para significar coisas diferentes, por exemplo:


- Uma fala no canal /dizer, no canal /gritar ou identificada por "aspas" é o seu personagem falando.

Exemplo:

"João, cuidado, atrás de você!"

- Um texto entre asteriscos representa uma ação. Coisas como olhar a vista do Penhasco do Trovão ou abraçar um outro personagem são escritas entre asteriscos ou no canal /e (/emote). Dica: quando usa "/e", o jogo automaticamente inicia a frase com o nome de seu personagem. Comece então digitando o verbo após o "/e", ou seu nome sairá duas vezes!

Exemplo:

/e se preparou e, então, desferiu um golpe sobre o Orc com seu sabre

- Um texto entre [colchetes] ou ((duplo parênteses)), ou em qualquer outro canal que não seja o /dizer ou o /gritar, representa a "Fala Off", ou seja, a fala do JOGADOR.

Exemplo:

((Aê, vou no banheiro, já volto))

 

É importante que o jogador se mantenha dentro do personagem quando interpreta. Alguns jogadores experientes criam personalidades novas para seu personagem mas, para os iniciantes, uma boa e divertida maneira de interpretar é apenas imaginar você mesmo, dentro do mundo de Azeroth, e reagir de acordo (considerando as diferenças culturais de raça e classe).

Tipos de Partida

Existem dois "tipos" de partidas de RP, basicamente:
O RP "Leve" ou "Casual": RPs descompromissados, geralmente sem história e sem Mestre. O RP Leve pode ser apenas um grupo de amigos conversando em uma Taverna, ou qualquer coisa assim. São mais ambientes sociais que qualquer coisa (mas podem se desenrolar em histórias bem legais). Possuem a facilidade de não exigir preparo, mas em geral carecem por organização, inviabilizando a continuidade.

O RP "Denso" ou "Campanha": RPs mais sérios e compromissados. Isso não significa que sejam apenas Aventuras Épicas, é claro. Existem partidas de comédia, drama, investigação, suspense, terror... ou grandes aventuras, é claro. Essas partidas costumam ter um Mestre, que é um jogador especial que cria a aventura, interpreta os NPCs, etc. É, literalmente, o Narrador da partida, com os jogadores sendo os Personagens. O RP Denso oferece uma grande imersão no jogo e a possibilidade de desenvolver histórias contínuas, como a de um seriado de TV; infelizmente, o nível de complexidade acaba exigindo mais colaboração e seriedade dos participantes.

 
 
Quem está online
    Enquete
    Divulgue o RPnoWoW
    1